
Diploma ou Amor
Por: J C
Participando de um Congresso Internacional de Educação, um dos palestrantes, citou Bill Gattes como exemplo de dedicação e prosperidade. Atentei-me ao fato do mesmo não possuir diploma universitário por ter abandonado a faculdade para montar sua empresa e tornar-se um dos homens mais ricos e influentes do mundo.Evidente que nem todos que abandonarem a faculdade, farão sucesso, como também é claro, que nem todos aqueles que conseguirem diploma de nível superior, serão profissionais bem sucedidos. A formação universitária, apesar de ser importante para a qualificação profissional, há muito deixou de ser essencial ou imprescindível para o desempenho de algumas profissões. Hoje vivemos numa época de fábrica de diplomas. Todos os anos são abertas dezenas de faculdades com novos cursos. A maioria delas não tem estrututa adequada e pior, possuem professores desmotivados e sem compromisso, que estão ali apenas para garantir seu salário. Sendo assim, são faculdades que não formam profissionais e sim despejam pessoas sem preparo no mercado de trabalho. Diante de tudo isso, reflito sobre ser um profissional "montado" em uma linha de montagem feito carros, ou ser um profissional competente que exerça sua profissão com dedicação e amor. Diploma universitário é importante para que seja exercida a função, mas jamais, primordial, ainda mais quando é um trabalho ligado a pessoas. De que adianta um professor "montado" em uma linha de produção se ele não tiver dentro de si o amor pela profissão? Na difícil "arte de ensinar", de levar o educando à construção do conhecimento, de formar cidadãos, tão ou mais importante que um "canudo" universitário, é a dedicação, o entusiasmos, o profissionalismo e o amor que o professor dedica a cada uma de seus alunos. Parafraseando o Apóstolo Paulo e Renato Russo que usou os versos na Música MOnte Castelo, fizalizo:
CO:13:1,2 " Ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa como cimbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transpor montes, se não tiver amor, nada serei."
Nenhum comentário:
Postar um comentário