"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."Paulo Freire
Mais de Paulo Freire
"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."
Páginas
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Movimento de Rotação
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Interpretando - Língua portuguesa.Professora Jaqueline
Atividade - EJA
http://clubedamafalda.blogspot.com/2007/12/tirinha-411.htmlA

a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme as roupas do homem, vocês podem imaginar a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou não a hipótese da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
Copie as questões acima em uma folha, reponda-as e entreguem na próxima aula.
Atividade - EJA
http://clubedamafalda.blogspot.com/2007/12/tirinha-411.htmlA

a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme as roupas do homem, vocês podem imaginar a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou não a hipótese da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
Copie as questões acima em uma folha, reponda-as e entreguem na próxima aula.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
SABER EM JOGO
Saber em jogo
-Vou aprender a nadar - diz Silvinha com a alegria de seus seis anos récem feitos.
-Vai nadar? Intervém a irmã, três anos mais jovem.
-Não, vou aprender a nadar.
- Eu também vou brincar na piscina.
-Não é o mesmo. Eu vou aprender a nadar, diz Silvinha.
-O que é aprender?
-Aprender é... Como quando papai me ensinou a andar de bicicleta. Eu queria muito andar de bicicleta. Papai me deu uma bici menor que a dele. Ajudou-me a subir. A bici sozinha cai, tem que segurar andando...
-Eu fico com medo de andar sem rodinhas.
-Dá um pouco de medo mesmo, mas papai segurou a bici. Ele não subiu na sua bicicleta grande e disse "assim se anda de bici..." Não, ele ficou correndo ao meu lado sempre segurando a bici... Muitos dias, e de repente, sem que eu me desse conta disso, soltou a bici e seguiu correndo ao meu lado. Então, eu disse: Ah! Aprendi!
-Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar-comentou a irmazinha.
- Sabe, papai não fez como na escola. Ele não disse: "Hoje é dia de aprender a andar de bicicleta". Primeira lição: andar direito, Segunda lição: andar rápido. Terceira lição: virar. Não tinha um boletim onde anotar: muito bem, excelente, regular. Porque se tivesse sido assim, não sei, algo nos meus pulmões, no meu estômago, no coração, não me deixaria aprender. (FERNANDÉZ,2001,p.28)
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Ainda comemorando a Semana da Criança com minha turma!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
domingo, 3 de outubro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)














