Saber em jogo
-Vou aprender a nadar - diz Silvinha com a alegria de seus seis anos récem feitos.
-Vai nadar? Intervém a irmã, três anos mais jovem.
-Não, vou aprender a nadar.
- Eu também vou brincar na piscina.
-Não é o mesmo. Eu vou aprender a nadar, diz Silvinha.
-O que é aprender?
-Aprender é... Como quando papai me ensinou a andar de bicicleta. Eu queria muito andar de bicicleta. Papai me deu uma bici menor que a dele. Ajudou-me a subir. A bici sozinha cai, tem que segurar andando...
-Eu fico com medo de andar sem rodinhas.
-Dá um pouco de medo mesmo, mas papai segurou a bici. Ele não subiu na sua bicicleta grande e disse "assim se anda de bici..." Não, ele ficou correndo ao meu lado sempre segurando a bici... Muitos dias, e de repente, sem que eu me desse conta disso, soltou a bici e seguiu correndo ao meu lado. Então, eu disse: Ah! Aprendi!
-Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar-comentou a irmazinha.
- Sabe, papai não fez como na escola. Ele não disse: "Hoje é dia de aprender a andar de bicicleta". Primeira lição: andar direito, Segunda lição: andar rápido. Terceira lição: virar. Não tinha um boletim onde anotar: muito bem, excelente, regular. Porque se tivesse sido assim, não sei, algo nos meus pulmões, no meu estômago, no coração, não me deixaria aprender. (FERNANDÉZ,2001,p.28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário