Sou professora de Arte no turno matutino e em uma de minhas aulas, falamos sobre a arte de representar, onde sugeri à turma que preparassem uma apresentação para meu 1º ano. O tema escolhido foi " VOGAIS" , pois é o que estou trabalhando no momento com os pequenos. Foi uma gracinha a apresentação deles. Se caracterizaram, trabalharam com música e brincadeira sobre vogais, interagiram com os pequenos, distribuiram guloseimas, enfim, as alunos estão de parabéns!!!!
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."Paulo Freire
Mais de Paulo Freire
"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."
Páginas
segunda-feira, 28 de março de 2011
domingo, 27 de março de 2011
O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO
O homem foi criado para viver em comunidade, necessitando uns dos outros. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Através da convivência com o outro, da reciprocidade de serviços e o diálogo com o irmão o homem desenvolve suas próprias virtudes.
Não vivemos sozinhos
Nenhuma criatura sobrevive sozinha, pois ninguém se basta a si mesmo. Nascemos e crescemos em uma pequena comunidade, que é a família. De outra forma, não sobreviveremos. Aos poucos vamos ampliando os nossos espaço, participando de outras comunidades e aumentando o nosso círculo de relacionamentos e amizades. Precisamos dialogar, trocar idéias, dar e receber carinho, conviver com os outros seres humanos como nós. Isso é necessário para uma vida saudável. A verdade é que precisamos uns dos outros, em todos os sentidos. Você já parou para pensar no trabalho que inúmeras pessoas realizam para o nosso bem estar? Para que possamos descansar, recostar o corpo numa cadeira, ou mesmo deitar numa cama, ou ouvir uma música, muitos tiveram de gastar horas e horas trabalhando... Devemos valorizar o trabalho e a dedicação de todos, pois sem eles as coisas seriam complicadas, às vezes até impossíveis. Analisando tudo isso, podemos perceber que as criaturas dependem umas das outras. De que adianta “empinar o nariz” e julgar-se auto-suficiente, dar-se ares de que não precisa de ninguém? Nessa cadeia de inter-relações, ninguém é maior ou menor do que o outro. Todos são muito importantes, necessários, e, portanto, devem executar a sua função da melhor maneira possível.
(Tongu, Maia Izabel de Oliveira. Alegria de Viver, Vol. 6 – Editora Moderna, 1997)
1) Responda as seguintes questões:
a) Você já se sentiu sozinho? Quando?
b) O que você pode fazer quando percebe alguém sozinho?
c) Viver solitário e isolado é a mesma coisa? Justifique com exemplos.
2)Reflita sobre a afirmação: “Homem algum é uma ilha”. No caderno registre o que você entendeu desta afirmação e faça a ilustração.
Bom trabalho!
Professora Jaqueline
PONTILHISMO
Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat.
Quando as obras são vistas de longe, a certa distância, os pontos com os quais as pinturas são feitas, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores. Isto significa que, com o mesmo conjunto de cores primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores. O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel. Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtrativa no trabalho. Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtrativas), obtemos uma cor negra. Quando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho. Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca. O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtrativa é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos. O tipo de pincelada utilizada para a realização de pontilhismo é feita à custa das tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura. Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, os quais se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.
Acesse o link abaixo, leia com muita atenção e em seguida desenvolva a atividade lá sugerida. Coloque em prática o que você leu e discutimos sobre o pontilhismo e crie sua arte.
Espero que tenha gostado da aula de hoje.
Divirta-se!
Professora Jaqueline
CORES
A cor faz parte da vida das pessoas. Se abrirmos os nossos olhos vemos cores por todo o lado: rosa da flor, amarelo do sol, azul do mar, enfim, estão por todos os lados. A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque especial.
Cores Primárias
Cores primárias são cores puras, sem mistura. É através das cores primárias que se formam todas as cores. As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.
Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias. As cores secundárias são: Alaranjado = combinação de vermelho com amarelo. Verde = combinação de amarelo com azul. Violeta ou Roxo = combinação de vermelho com azul.
Cores Terciárias
As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. As cores terciárias são:
Vermelho-alaranjado = combinação do vermelho+laranja
Amarelo-alaranjado = combinação do amarelo+alaranja
Azul-esverdeado = combinação do verde+azul
Azul-arroxeado = combinação do azul+roxo
Vermelho-arroxeado = combinação do roxo+vermelho
Cores Neutras São cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são o preto, o branco e o cinza. Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são muito mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.
Cores frias são mais escuras e tristes, transmitem a calma, o frio, a sombra.
As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias do azul.
A cor amarelo é equilibrada.
Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.
Agora vc vai acessar os links abaixo e fazer as atividades sugeridas:
Divirta-se
Espero que tenha gostado e aproveitado bastante a aula de hoje.
Professora: Jaqueline
terça-feira, 22 de março de 2011
Comemorando o Dia do Circo - 15 ou 27 de março???
quarta-feira, 16 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Adoro as comparações de Ruben Alves! Sou sua fã incondicional
http://pt.scribd.com/doc/6420718/Rubem-Alves-O-Desejo-de-Ensinar-e-a-Arte-de-Aprender
O DESEJO DE ENSINA E A ARTE DE APRENDER.
O DESEJO DE ENSINA E A ARTE DE APRENDER.
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)















