Mais de Paulo Freire

"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."

Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

9º ano matutino visitando minha turma do 1º ano vespertino

Sou professora de Arte no turno matutino e em uma de minhas aulas, falamos sobre a arte de representar, onde sugeri à turma que preparassem uma apresentação para meu 1º ano. O tema escolhido foi " VOGAIS" , pois é o que estou trabalhando no momento com os pequenos. Foi uma gracinha a apresentação deles. Se caracterizaram, trabalharam com música e brincadeira sobre vogais, interagiram com os pequenos, distribuiram guloseimas, enfim, as alunos estão de parabéns!!!!




Alunos 9º ano matutino - Aula de Artes

Cores primárias. Alunos do 9º ano matutino no Blog da pessoa aqui, com uma aula bem divertida.




domingo, 27 de março de 2011

O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO


O homem foi criado para viver em comunidade, necessitando uns dos outros. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Através da convivência com o outro, da reciprocidade de serviços e o diálogo com o irmão o homem desenvolve suas próprias virtudes.


Não vivemos sozinhos


Nenhuma criatura sobrevive sozinha, pois ninguém se basta a si mesmo. Nascemos e crescemos em uma pequena comunidade, que é a família. De outra forma, não sobreviveremos. Aos poucos vamos ampliando os nossos espaço, participando de outras comunidades e aumentando o nosso círculo de relacionamentos e amizades. Precisamos dialogar, trocar idéias, dar e receber carinho, conviver com os outros seres humanos como nós. Isso é necessário para uma vida saudável. A verdade é que precisamos uns dos outros, em todos os sentidos. Você já parou para pensar no trabalho que inúmeras pessoas realizam para o nosso bem estar? Para que possamos descansar, recostar o corpo numa cadeira, ou mesmo deitar numa cama, ou ouvir uma música, muitos tiveram de gastar horas e horas trabalhando... Devemos valorizar o trabalho e a dedicação de todos, pois sem eles as coisas seriam complicadas, às vezes até impossíveis. Analisando tudo isso, podemos perceber que as criaturas dependem umas das outras. De que adianta “empinar o nariz” e julgar-se auto-suficiente, dar-se ares de que não precisa de ninguém? Nessa cadeia de inter-relações, ninguém é maior ou menor do que o outro. Todos são muito importantes, necessários, e, portanto, devem executar a sua função da melhor maneira possível.

(Tongu, Maia Izabel de Oliveira. Alegria de Viver, Vol. 6 – Editora Moderna, 1997)


1) Responda as seguintes questões:


a) Você já se sentiu sozinho? Quando?


b) O que você pode fazer quando percebe alguém sozinho?


c) Viver solitário e isolado é a mesma coisa? Justifique com exemplos.


2)Reflita sobre a afirmação: “Homem algum é uma ilha”. No caderno registre o que você entendeu desta afirmação e faça a ilustração.



Bom trabalho!


Professora Jaqueline

PONTILHISMO


Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat.

Quando as obras são vistas de longe, a certa distância, os pontos com os quais as pinturas são feitas, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores. Isto significa que, com o mesmo conjunto de cores primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores. O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel. Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtrativa no trabalho. Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtrativas), obtemos uma cor negra. Quando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho. Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca. O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtrativa é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos. O tipo de pincelada utilizada para a realização de pontilhismo é feita à custa das tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura. Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, os quais se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.


Acesse o link abaixo, leia com muita atenção e em seguida desenvolva a atividade lá sugerida. Coloque em prática o que você leu e discutimos sobre o pontilhismo e crie sua arte.


Espero que tenha gostado da aula de hoje.

Divirta-se!

Professora Jaqueline

CORES





A cor faz parte da vida das pessoas. Se abrirmos os nossos olhos vemos cores por todo o lado: rosa da flor, amarelo do sol, azul do mar, enfim, estão por todos os lados. A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque especial.

Cores Primárias


Cores primárias são cores puras, sem mistura. É através das cores primárias que se formam todas as cores. As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.

Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias. As cores secundárias são: Alaranjado = combinação de vermelho com amarelo. Verde = combinação de amarelo com azul. Violeta ou Roxo = combinação de vermelho com azul.

Cores Terciárias


As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. As cores terciárias são:

Vermelho-alaranjado = combinação do vermelho+laranja

Amarelo-alaranjado = combinação do amarelo+alaranja

Azul-esverdeado = combinação do verde+azul

Azul-arroxeado = combinação do azul+roxo

Vermelho-arroxeado = combinação do roxo+vermelho

Cores Neutras São cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são o preto, o branco e o cinza. Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são muito mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.

Cores frias são mais escuras e tristes, transmitem a calma, o frio, a sombra.

As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias do azul.

A cor amarelo é equilibrada.

Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.


Agora vc vai acessar os links abaixo e fazer as atividades sugeridas:

Divirta-se


Espero que tenha gostado e aproveitado bastante a aula de hoje.

Professora: Jaqueline













quarta-feira, 16 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Adoro as comparações de Ruben Alves! Sou sua fã incondicional

http://pt.scribd.com/doc/6420718/Rubem-Alves-O-Desejo-de-Ensinar-e-a-Arte-de-Aprender


O DESEJO DE ENSINA E A ARTE DE APRENDER.

terça-feira, 1 de março de 2011