"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."Paulo Freire
Mais de Paulo Freire
"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."
Páginas
terça-feira, 26 de abril de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Desengonçada
Há alguns anos, participei de um Congresso Internacional de Educação, onde um dos palestrantes fez uma dinâminca usando a Música Desengonçada de Bia Bedran. Resolvi então ir um pouco além dele e fiz essa montagem. Postei-a no YOUTUBE (onde já foi acessada mais de 30.000 vezes ), usei e ainda uso em sala de aula onde os alunos se divertem muito.
Jaqueline Corrêa
segunda-feira, 11 de abril de 2011
SUBSTANTIVOS - 6º ANO
Acesse o link abaixo e veja um vídeo super divertido de uma aula sobre substantivos. http://www.youtube.com/watch?v=cC9hGxN6O2s&feature=related Aprenda divertindo-se
domingo, 3 de abril de 2011
A CRIAÇÃO DO MUNDO
Aula de Ensino Religioso Caros alunos, acessem o link abixo, assistam o clip e em seguida, redijam um texto sobre a Criação do Mundo. Bom trabalho! Professora Jaqueline http://www.youtube.com/watch?v=CFopWt85LCM
A BÍBLIA, ONTEM E HOJE
Escrita por homens e mulheres como nós, a Bíblia nasce em nosso chão, nasce da realidade da vida e dos fatos, das relações e da longa caminhada de um povo. Ela é fruto de um mutirão de fé, de busca e luta em favor da vida. Sua palavra é a comunicação viva e atuante da presença de Deus em nossa história. Milhões de pessoas encontram nessa fonte sentido para a vida, luz para seus caminhos, descobrindo nestas páginas a ternura, o carinho e a proteção de Deus. Escolhido para esta experiência, o povo da Bíblia guarda esta revelação como um testamento, uma herança a ser transmitida de pai para filho, de geração em geração, através dos séculos.
Bíblia – Livro da caminhada do povo de Deus
A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. A Bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda esta gente. Surgiu aos poucos, misturada com a história do povo de Deus. Portanto, a Bíblia é o resultado de uma longa caminhada, fruto da ação de Deus que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. É o fruto de um mutirão do povo que procurava praticar, escrever e transmitir a Palavra de Deus presente na vida.
•Quem escreveu
Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição: homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores, gente instruída e gente simples que só sabia contar histórias, sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos deram sua colaboração, cada um do seu jeito. Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada e contada nas rodas de conversa e nas celebrações do povo. Ela foi vivida por muitas gerações num esforço fiel de colocar Deus na vida e de organizá-la de acordo com a justiça
•Assunto e mensagem da Bíblia
A Bíblia não fala só de Deus, que vai em busca de seu povo, mas também do povo que vai em busca do seu Deus. Ela conta as virtudes e os pecados, os pontos altos e baixos. Nada esconde, tudo revela. Conta os fatos do jeito que foram lembrados pelo povo. Histórias de pecadores que procuram ser santos, histórias de gente opressora que procura se converter e história de gente oprimida que procura se libertar. A mensagem central da Bíblia é o nome de Deus: Javé, que significa “presença libertadora no meio de nós”.
•O anúncio profético
Caindo e levantando, o povo foi andando, procurando ser o povo de Javé e buscando atingir, para si e para os outros, os bens da promessa divina. Muitas vezes esqueciam o chamado de Deus e se acomodavam. Em vez de servirem a Deus, queriam que Deus servisse aos planos interesseiros que eles mesmos tinham inventado para si. Invertiam a situação! E em vez de paz, justiça e fraternidade, faziam divisão, opressão e discórdia. Nestes momentos de crise e abatimento apareciam os profetas para denunciar o erro e anunciar de novo a vontade de Deus ao povo. Diante das falhas constantes do povo, desviados por seus líderes, os profetas começaram a alimentar no povo uma nova esperança. Diziam que, no futuro, a vontade de Deus seria realizada através de um novo líder, fiel e verdadeiro, chamado Messias
•Reflexão sobre a realidade
Interpretar a Bíblia sem olhar para a realidade da vida de ontem e de hoje, é o mesmo que manter o sal fora da comida e a semente fora da terra. Deus quer comunicar-se conosco através da realidade da vida. Por meio dela, Ele nos transmite a sua mensagem de amor e de justiça. A Bíblia foi escrita para nos ajudar a entender melhor o sentido da vida que vivemos e a perceber a presença da Palavra de Deus dentro da nossa realidade.
Assinar:
Postagens (Atom)