Mais de Paulo Freire

"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."

Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

A BÍBLIA, ONTEM E HOJE


Escrita por homens e mulheres como nós, a Bíblia nasce em nosso chão, nasce da realidade da vida e dos fatos, das relações e da longa caminhada de um povo. Ela é fruto de um mutirão de fé, de busca e luta em favor da vida. Sua palavra é a comunicação viva e atuante da presença de Deus em nossa história. Milhões de pessoas encontram nessa fonte sentido para a vida, luz para seus caminhos, descobrindo nestas páginas a ternura, o carinho e a proteção de Deus. Escolhido para esta experiência, o povo da Bíblia guarda esta revelação como um testamento, uma herança a ser transmitida de pai para filho, de geração em geração, através dos séculos.


Bíblia – Livro da caminhada do povo de Deus

A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. A Bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda esta gente. Surgiu aos poucos, misturada com a história do povo de Deus. Portanto, a Bíblia é o resultado de uma longa caminhada, fruto da ação de Deus que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. É o fruto de um mutirão do povo que procurava praticar, escrever e transmitir a Palavra de Deus presente na vida.


•Quem escreveu

Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição: homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores, gente instruída e gente simples que só sabia contar histórias, sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos deram sua colaboração, cada um do seu jeito. Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada e contada nas rodas de conversa e nas celebrações do povo. Ela foi vivida por muitas gerações num esforço fiel de colocar Deus na vida e de organizá-la de acordo com a justiça


•Assunto e mensagem da Bíblia

A Bíblia não fala só de Deus, que vai em busca de seu povo, mas também do povo que vai em busca do seu Deus. Ela conta as virtudes e os pecados, os pontos altos e baixos. Nada esconde, tudo revela. Conta os fatos do jeito que foram lembrados pelo povo. Histórias de pecadores que procuram ser santos, histórias de gente opressora que procura se converter e história de gente oprimida que procura se libertar. A mensagem central da Bíblia é o nome de Deus: Javé, que significa “presença libertadora no meio de nós”.


O anúncio profético

Caindo e levantando, o povo foi andando, procurando ser o povo de Javé e buscando atingir, para si e para os outros, os bens da promessa divina. Muitas vezes esqueciam o chamado de Deus e se acomodavam. Em vez de servirem a Deus, queriam que Deus servisse aos planos interesseiros que eles mesmos tinham inventado para si. Invertiam a situação! E em vez de paz, justiça e fraternidade, faziam divisão, opressão e discórdia. Nestes momentos de crise e abatimento apareciam os profetas para denunciar o erro e anunciar de novo a vontade de Deus ao povo. Diante das falhas constantes do povo, desviados por seus líderes, os profetas começaram a alimentar no povo uma nova esperança. Diziam que, no futuro, a vontade de Deus seria realizada através de um novo líder, fiel e verdadeiro, chamado Messias


•Reflexão sobre a realidade

Interpretar a Bíblia sem olhar para a realidade da vida de ontem e de hoje, é o mesmo que manter o sal fora da comida e a semente fora da terra. Deus quer comunicar-se conosco através da realidade da vida. Por meio dela, Ele nos transmite a sua mensagem de amor e de justiça. A Bíblia foi escrita para nos ajudar a entender melhor o sentido da vida que vivemos e a perceber a presença da Palavra de Deus dentro da nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário