Mais de Paulo Freire

"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."

Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Outro jeito gostoso de ler



Tia Jaque tomando leitura. Todos bem a vontade. Yan só de meia com sua almofadinha e tia Jaque descalça...rsss. Essa cumplicidade e interação, deixa as crianças mais a vontade e desinibidas na hora de ler.





Júlia e sua mamãe no tapete da leitura. Nesse dia,

Júlia (entre outras crianças) não queriam ir embora.

Esse tipo de reação das crianças, me dá a certeza que estou

no caminho certo no que diz respeito a despertar o gosto e o

prazer pela leitura.




















Nesses dias de ler gostoso, peço antecipadamente pra cada aluno trazer sua almofada. Distrubuo-as por um tapete que tenho em minha sala de aula, coloco nossa amiga Emília bem acomodada, tomo leitura de um por um e no final da aula, quem tem um tempinho sobrando, após as tarefinhas, pode se esbaldar no tapete da leitura. Inclusive as mamães, como pode-se observar na foto a mamãe da Júlia...






Emília vai à sua casa...



Outra estratégia de leitura que utilizei no 1º semestre foi: Emília vai à sua casa.

Em um sacola contendo uma pasta com um texto para os pais, sobre a importância da leitura para o futuro das crianças e também sobre a importância de se ler com as crianças em casa, um livro literário e a nossa Amiga Emília toda espremidinha, cada criança leva para sua casa a sacola e a traz no dia seguinte. Esse rodízio foi feito com quase toda classe. Daremos continudade no 2º semestre. Eles adoraram. A cada criança, supostamente escolhida pela Emília, que conversa comigo por pensamento, foi colocado o nome um a um do felizardo do dia na sacolinha. A expectativa se fazia presente a aula toda, pois a Emília, adora deixá-los curiosos em saber quem seria o escolhido do dia.



Carrinho da Emília




Esse é o carrinho da nossa "Amiga Emília" . Enfenitado com EVA e uma boneca Emília, coloco toda semana vários livros literários, que os alunos tem a liberdade de escolha, mesmo não sendo totalmente alfabetizados. Sempre que terminam alguma atividade, enquanto esperam os coleguinhas terminarem as atividades se deliciam pelo mundo da leitura. Ao virem me contar as histórias por eles "lidas", me deixam encantada com o poder de entendimento e interpretação das histórias, que fazem pela observação das imagens. Em outras oportunidades,esse carrinho passeou por todas as outras trmas com a nossa amiga Emília e a oordenadora Sarah. Foi um sucesso.


terça-feira, 26 de abril de 2011

UMA PÁSCOA ALEGRE E DESCONTRAIDA, COMO SEMPRE NO CASTELO BRANCO...





EXPRESSANDO A ARTE ATRAVÉS DA PINTURA













CONCENTRADOS NO FILME!




















UM DELICIOSO BOLO!!!! HUMMMMMM...











VISITA DA DIRETORA EM NOSSA FESTA!!



































TIVEMOS TAMBÉM A PRESENÇA DA TUTORA JANE (SUBSECRETARIA)
















SE SENTIU A PRÓPRIA COELHA MÃE!

OBRIGADA TIA JANE! ADORAMOS SUA PRESENÇA.




















TIA JAQUE E SEUS COELHINHOS






















PÂMELLA E MATHEUS MEUS EX-ALUNOS QUE ME AUXILIAM DIARIAMENTE.






















































LEMBRANCINHA DE PÁSCOA


































































OUVINDO A HISTÓRIA DA PÁSCOA























































FOI TUDO UM SUCESSO!!!!

































quinta-feira, 21 de abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desengonçada



Há alguns anos, participei de um Congresso Internacional de Educação, onde um dos palestrantes fez uma dinâminca usando a Música Desengonçada de Bia Bedran. Resolvi então ir um pouco além dele e fiz essa montagem. Postei-a no YOUTUBE (onde já foi acessada mais de 30.000 vezes ), usei e ainda uso em sala de aula onde os alunos se divertem muito.


Jaqueline Corrêa

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SUBSTANTIVOS - 6º ANO

Acesse o link abaixo e veja um vídeo super divertido de uma aula sobre substantivos. http://www.youtube.com/watch?v=cC9hGxN6O2s&feature=related Aprenda divertindo-se

domingo, 3 de abril de 2011

A CRIAÇÃO DO MUNDO

Aula de Ensino Religioso Caros alunos, acessem o link abixo, assistam o clip e em seguida, redijam um texto sobre a Criação do Mundo. Bom trabalho! Professora Jaqueline http://www.youtube.com/watch?v=CFopWt85LCM
A BÍBLIA, ONTEM E HOJE


Escrita por homens e mulheres como nós, a Bíblia nasce em nosso chão, nasce da realidade da vida e dos fatos, das relações e da longa caminhada de um povo. Ela é fruto de um mutirão de fé, de busca e luta em favor da vida. Sua palavra é a comunicação viva e atuante da presença de Deus em nossa história. Milhões de pessoas encontram nessa fonte sentido para a vida, luz para seus caminhos, descobrindo nestas páginas a ternura, o carinho e a proteção de Deus. Escolhido para esta experiência, o povo da Bíblia guarda esta revelação como um testamento, uma herança a ser transmitida de pai para filho, de geração em geração, através dos séculos.


Bíblia – Livro da caminhada do povo de Deus

A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. A Bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda esta gente. Surgiu aos poucos, misturada com a história do povo de Deus. Portanto, a Bíblia é o resultado de uma longa caminhada, fruto da ação de Deus que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. É o fruto de um mutirão do povo que procurava praticar, escrever e transmitir a Palavra de Deus presente na vida.


•Quem escreveu

Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição: homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores, gente instruída e gente simples que só sabia contar histórias, sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos deram sua colaboração, cada um do seu jeito. Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada e contada nas rodas de conversa e nas celebrações do povo. Ela foi vivida por muitas gerações num esforço fiel de colocar Deus na vida e de organizá-la de acordo com a justiça


•Assunto e mensagem da Bíblia

A Bíblia não fala só de Deus, que vai em busca de seu povo, mas também do povo que vai em busca do seu Deus. Ela conta as virtudes e os pecados, os pontos altos e baixos. Nada esconde, tudo revela. Conta os fatos do jeito que foram lembrados pelo povo. Histórias de pecadores que procuram ser santos, histórias de gente opressora que procura se converter e história de gente oprimida que procura se libertar. A mensagem central da Bíblia é o nome de Deus: Javé, que significa “presença libertadora no meio de nós”.


O anúncio profético

Caindo e levantando, o povo foi andando, procurando ser o povo de Javé e buscando atingir, para si e para os outros, os bens da promessa divina. Muitas vezes esqueciam o chamado de Deus e se acomodavam. Em vez de servirem a Deus, queriam que Deus servisse aos planos interesseiros que eles mesmos tinham inventado para si. Invertiam a situação! E em vez de paz, justiça e fraternidade, faziam divisão, opressão e discórdia. Nestes momentos de crise e abatimento apareciam os profetas para denunciar o erro e anunciar de novo a vontade de Deus ao povo. Diante das falhas constantes do povo, desviados por seus líderes, os profetas começaram a alimentar no povo uma nova esperança. Diziam que, no futuro, a vontade de Deus seria realizada através de um novo líder, fiel e verdadeiro, chamado Messias


•Reflexão sobre a realidade

Interpretar a Bíblia sem olhar para a realidade da vida de ontem e de hoje, é o mesmo que manter o sal fora da comida e a semente fora da terra. Deus quer comunicar-se conosco através da realidade da vida. Por meio dela, Ele nos transmite a sua mensagem de amor e de justiça. A Bíblia foi escrita para nos ajudar a entender melhor o sentido da vida que vivemos e a perceber a presença da Palavra de Deus dentro da nossa realidade.

segunda-feira, 28 de março de 2011

9º ano matutino visitando minha turma do 1º ano vespertino

Sou professora de Arte no turno matutino e em uma de minhas aulas, falamos sobre a arte de representar, onde sugeri à turma que preparassem uma apresentação para meu 1º ano. O tema escolhido foi " VOGAIS" , pois é o que estou trabalhando no momento com os pequenos. Foi uma gracinha a apresentação deles. Se caracterizaram, trabalharam com música e brincadeira sobre vogais, interagiram com os pequenos, distribuiram guloseimas, enfim, as alunos estão de parabéns!!!!




Alunos 9º ano matutino - Aula de Artes

Cores primárias. Alunos do 9º ano matutino no Blog da pessoa aqui, com uma aula bem divertida.




domingo, 27 de março de 2011

O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO


O homem foi criado para viver em comunidade, necessitando uns dos outros. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Através da convivência com o outro, da reciprocidade de serviços e o diálogo com o irmão o homem desenvolve suas próprias virtudes.


Não vivemos sozinhos


Nenhuma criatura sobrevive sozinha, pois ninguém se basta a si mesmo. Nascemos e crescemos em uma pequena comunidade, que é a família. De outra forma, não sobreviveremos. Aos poucos vamos ampliando os nossos espaço, participando de outras comunidades e aumentando o nosso círculo de relacionamentos e amizades. Precisamos dialogar, trocar idéias, dar e receber carinho, conviver com os outros seres humanos como nós. Isso é necessário para uma vida saudável. A verdade é que precisamos uns dos outros, em todos os sentidos. Você já parou para pensar no trabalho que inúmeras pessoas realizam para o nosso bem estar? Para que possamos descansar, recostar o corpo numa cadeira, ou mesmo deitar numa cama, ou ouvir uma música, muitos tiveram de gastar horas e horas trabalhando... Devemos valorizar o trabalho e a dedicação de todos, pois sem eles as coisas seriam complicadas, às vezes até impossíveis. Analisando tudo isso, podemos perceber que as criaturas dependem umas das outras. De que adianta “empinar o nariz” e julgar-se auto-suficiente, dar-se ares de que não precisa de ninguém? Nessa cadeia de inter-relações, ninguém é maior ou menor do que o outro. Todos são muito importantes, necessários, e, portanto, devem executar a sua função da melhor maneira possível.

(Tongu, Maia Izabel de Oliveira. Alegria de Viver, Vol. 6 – Editora Moderna, 1997)


1) Responda as seguintes questões:


a) Você já se sentiu sozinho? Quando?


b) O que você pode fazer quando percebe alguém sozinho?


c) Viver solitário e isolado é a mesma coisa? Justifique com exemplos.


2)Reflita sobre a afirmação: “Homem algum é uma ilha”. No caderno registre o que você entendeu desta afirmação e faça a ilustração.



Bom trabalho!


Professora Jaqueline

PONTILHISMO


Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat.

Quando as obras são vistas de longe, a certa distância, os pontos com os quais as pinturas são feitas, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores. Isto significa que, com o mesmo conjunto de cores primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores. O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel. Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtrativa no trabalho. Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtrativas), obtemos uma cor negra. Quando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho. Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca. O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtrativa é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos. O tipo de pincelada utilizada para a realização de pontilhismo é feita à custa das tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura. Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, os quais se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.


Acesse o link abaixo, leia com muita atenção e em seguida desenvolva a atividade lá sugerida. Coloque em prática o que você leu e discutimos sobre o pontilhismo e crie sua arte.


Espero que tenha gostado da aula de hoje.

Divirta-se!

Professora Jaqueline

CORES





A cor faz parte da vida das pessoas. Se abrirmos os nossos olhos vemos cores por todo o lado: rosa da flor, amarelo do sol, azul do mar, enfim, estão por todos os lados. A cor atrai a atenção, destaca detalhes, além de proporcionar um toque especial.

Cores Primárias


Cores primárias são cores puras, sem mistura. É através das cores primárias que se formam todas as cores. As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.

Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias. As cores secundárias são: Alaranjado = combinação de vermelho com amarelo. Verde = combinação de amarelo com azul. Violeta ou Roxo = combinação de vermelho com azul.

Cores Terciárias


As cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. As cores terciárias são:

Vermelho-alaranjado = combinação do vermelho+laranja

Amarelo-alaranjado = combinação do amarelo+alaranja

Azul-esverdeado = combinação do verde+azul

Azul-arroxeado = combinação do azul+roxo

Vermelho-arroxeado = combinação do roxo+vermelho

Cores Neutras São cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são o preto, o branco e o cinza. Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são muito mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.

Cores frias são mais escuras e tristes, transmitem a calma, o frio, a sombra.

As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias do azul.

A cor amarelo é equilibrada.

Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.


Agora vc vai acessar os links abaixo e fazer as atividades sugeridas:

Divirta-se


Espero que tenha gostado e aproveitado bastante a aula de hoje.

Professora: Jaqueline













terça-feira, 22 de março de 2011