Mais de Paulo Freire

"Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo de um lado, nem a diabolizo de outro. Por isso, sempre estive em paz em lidar com ela."

Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lolo Barnabé

No tempo em que as pessoas moravam em cavernas existiu um homem muito criativo e inteligente chamado Lolo Barnabé.
Aos vinte anos, Lolo casou-se com Brisa. Ela também era como ele, criativa e inteligente. Casaram-se por amor. Muito amor.
Depois da lua-de-mel, escolheram a melhor caverna da região para morar e, logo no primeiro ano de casamento, tiveram um filho, o Finfo Barnabé, também criativo e inteligente.
Todos ao dias, Lolo saía para caçar e colhe frutas. A noite, sentavam-se todos em volta da fogueira, assavam a carne, cantavam canções e agradeciam a Deus pela beleza da vida.
Eram muito felizes... mas nem tanto
A caverna era úmida.
Por essa razão, Lolo e Brisa acharam melhor construir uma casa no alto do moro.
Teriam mais conforto e poderiam viver melhor.
Lolo, que era muito habilidoso, fez uma casa linda, e a família, animada, mudou-se para lá. Brisa queria que a casa fosse amarela e lolo, que amava a esposa e lhe fazia todas as vontades, pintou a casa de amarelo.
O tempo passou e eles estavam felizes... mas nem tanto.
Brisa não gostava de vestir aquela pele de animal. Sentia frio.
Então eles tiveram a idéia de fazer roupas mais adequadas. E, como ela também era habilidosa, inventou o vestido.Ficou animada e, em seguida, inventou o sutiã, a calcinha, a cueca, a camisa, a calça, a bermuda e o pijama. E Lolo inventou sapatos que combinassem.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Brisa achou que faltava uma coisa e falou para Lolo:
- Amor, não podemos deixar nossas belas roupas pelo chão. Você não acha que poderíamos fazer assim uma espécie de móvel para guardar a roupa?
Lolo achou que era uma excelente idéia, tudo ia ficar mais limpo, e inventou o guarda-roupa. Como era muito habilidoso, fez um grande armário de cerejeira, cheio de gavetas, portas e puxadores cromados.
Finfo adorou, já tinha um lugar para se esconder quando brincasse de esconde-esconde com o pai.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Lolo tinha feito uma bagunça danada para construir o armário e Brisa ficou irritada.
Lolo, então, para acalmar a mulher, inventou a vassoura e achou que era melhor já fazer uma oficina longe de casa para não atrapalhar a felicidade do lar. E fez.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
No lar havia problemas. Finfo acordava sempre com o pijama sujo depois de dormir no chão.
Brisa discutiu a questão com o Lolo e eles acharam que podiam construir uam espécie de coisa assim, de madeira, com quatro pés, macia por cima. Ia ser muito mais confortável e a vida deles ia melhorar.
Lolo pensou bastante, trabalhou muito e inventou a cama. Como todos sabem, Lolo era caprichoso, e já inventou a cama com colchão, cobertor e travesseiro.
Brisa ficou encantada, principalmente com o travesseiro, que era a coisa mais macia do mundo.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Como eles almoçavam e jantavam em cima da coisa macia, a cama, estavam sujando muito os lençóis.
Lolo, então, inventou a mesa.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Acharam muito desconfortável comer de pé.Lolo trabalhou bastante e inventou a cadeira. Muito confortável, muito confortável mesmo, bem melhor que comer em pé. Aproveitou para ficar sentado por mais de uma hora, pois ele estava cansado de tanto inventar e construir coisas, além de descaçar e colher frutas é claro.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.Lolo e Brisa estavam achando que cozinhar na fogueira dava muito trabalho e eles não queriam trabalhar tanto. Se inventassem algo mais prático, teriam mais tempo para ficar juntos, se divertir e descansar. Inventaram, então, o fogão a gás.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Lavar a roupa lá no rio também era coisa dura. Brisa e Lolo queriam facilitar essa tarefa. Pensaram muito e inventaram a água encanada e o tanque. E, já que tinham inventado a água encanda, inventaram logo o banheiro para não ter que ir no mato, a noite, no frio.
Deu trabalho, Lolo já trabalhava oito horas por dia, inventando e construindo coisas e, apesar do cansaço, o resultado compensava.
O banheiro ficou maravilhoso.
Fizeram uma festa com o sabonete, o xampu, o condicionador, o creme hidratante, a esponja de banho, o talco, o papel higiênico, o perfume, o mercurocromo, o algodão, a gaze, o esparadrapo, o cotonete, etc...
Lolo adorou o creme, a lamina de barbear, a loção pós-braba, o barbeador elétrico, o desodorante, etc...
Ficaram encantados com a escova de dentes, o creme dental, o protetor solar, o colírio, etc....
Divertiram-se muito com o pente, a escova, o grampo, o secador de cabelo, etc....
E enlouqueceram de alegria com o espelho.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Lolo tinha tanto trabalho e passava tantas horas por dia fora de casa, inventando coisas para dar conforto e facilitar a vida, que ficava estressado e com saudades do filho, que sempre estava dormindo quando ele chegava. Então Lolo inventou o telefone, para que eles pudessem se falar diversas vezes por dia.
Todos ficaram felizes.... mas nem tanto.Pelo telefone não dava para abraçar, nem beijar. Então tiveram a idéia de Brisa ajuadá-lo na oficina, assim Lolo poderia chegar mais cedo do trabalho para abraçar e beijar o filho.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Brisa e Lolo, a noite, quando chegaram do trabalho, depois de abraçar e beijar o filho Finfo, ainda tinham que lavar a louça, a roupa, fazer o jantar, passar pano no chão e ficavam cansados, irritados, briguentos e enjoados de fazer todos os dias aquilo tudo. Naquele tempo ainda não tinham inventado a pizza delivery.
Acharam que a solução era facilitar as tarefas. Pensaram tanto que quase fritaram o cérebro quando inventaram, de uma só vez: o liquidificador, a batedeira a centrifuga, a cafeteira, o espremedor, a garrafa témica, etc...
O microondas, a torradeira, a sanduicheira, etc...
A maquina de lavar roupa, o sabão em pó, o detergente, o amaciante, o alvejante, o desinfetante, etc...
A geladeira, o freezer, a despensa, etc...
A máquina de lavar louça, a secadora, o balde, o esfregão, a lata de lixo, etc...
O carpete, o aspirador de pó, o tira-manchas, etc...
E, finalmente, inventaram o fim de semana, que ninguém é de ferro.
Todos ficaram felizes.... mas nem tanto.
Sempre tinha algum aparelho que encrencava e isso era dor de cabeça danada.
Eles tinham que levar para a oficina para consertar e, como já estavam acostumados com o conforto, ficavam extremamente irritados e impacientes de fazer as coisas na mão. Coisinhas como lavar a louça, a roupa, bater ovos....
Além do mais, a família Barnabé, agora era chique.
Lolo, Brisa e Finfo passaram a achar importante estarem sempre bonitos e elegantes. Não queriam mais andar de qualquer jeito, com a roupa amarrotada.
Não ficava bem.
Lolo inventou, então, o ferro de passar.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Dava um trabalho danado passar a roupa. E Brisa não tinha mais tempo, afinal ela trabalhava fora.
E Lolo, dessa vez, não se sabe por que, não conseguiu inventar uma máquina de passar roupa. Deve ter dado um tilt nas idéias dele.
Mas é compreensível, porque, afinal, ele também era humano e as vezes falhava.
Lolo ficou muito depremido e pensativo, mas a mulher foi compreensiva e arranjou uma solução: chamou sua prima para vir todos os dias passar a roupa.
Era uma ótima idéia, porque ela poderia fazer também as outras coisas na oficina.
A prima queria alguma recompensa por trabalhar na casa e então inventaram o dinheiro e deram para ela um salário. Como era pouquinho, chamaram de salário mínimo.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Finfo ficava sozinho o dia inteiro sem mãe nem o pai por perto. Sentia-se infeliz, não tinha com quem brincar, já que a prima de brisa também só ficava cuidando da casa.Então Lolo e brisa inventaram a televisão, o sofá e o controle remoto.
Todos ficaram felizes... mas nem tanto.
Eles chegavam a noite tão cansados do trabalho e o Finfo querendo brincar e eles querendo descansar que acabavam brigando. Depois, também, cansados de brigar, sentavam-se todos na frente da televisão e ficavam hipnotizados e mudos como sacos de batata.
A família Barnabé sentia que aquilo não estavam bom.
Havia alguma coisa errada naquela historia, mas era difícil, entender o que é que estava errado.
A situação parecia um grande nó.
Lolo e Brisa pensaram logo em inventar mais alguma coisa, mas pela primeira vez nao sabiam o que fazer. E, na verdade, pela primeira vez também perceberam que não era o caso de inventar mais nada.
Então eles foram para o quintal, acenderam uma fogueira e sentaram-se em volta dela, muito tristes buscando uma saída.
Olhando para o fogo, entenderam que eles mesmos tinham criado aquela situação.
E ficaram muito infelizes... mas nem tanto.
Lolo contou uma historia e Finfo contou outra. Brisa entoou uma canção e lembrou-se de fazer algo
que havia muito tempo não fazia: agradecer a Deus pela beleza da vida.Finalmente entenderam que, se eles mesmos tinham feito aquela armadilha, eles mesmos poderiam desfaze-la. Eles eram bem criativos e inteligentes.




A leitura do texto Lolo Barnabé nos leva a refletir sobre a
incansável busca do homem por melhores condições de sobrevivência.
Querendo suprir suas necessidades e buscar mais qualidade de vida,
a sociedade acabou gerando conseqüências que,
afetam sua própria qualidade de vida. Entre elas o consumismo, o
desperdício e a alteração das relações de convivência.

Basendo-se na leitura acima e em seu cotidiano responda:

Questão 1: Quais são as necessidades básicas do ser humano
na atualidade?
Questão 2: Quais eram as necessidades básicas do ser humano
nos tempos dos homens das cavernas?
Questão 3: Nós consumimos mais do que precisamos? Como a
propaganda desperta a vontade de consumir das pessoas?
Questão 4: Evitar o desperdício pode melhorar nossa qualidade
de vida?

Caros alunos, continuaremos trabalhar com esse texto posteriormente.
Usem o espaço para comentários para responder as questõe acima.
Bom Trabalho.
Jaqueline

12 comentários:

  1. Questão 1. R=
    Questão 2. R= Lugar Adequado Para Morar,Roupas,Moveis, Tecnologia, etc.
    Questão 3. R= Sim.De um Modo que as Pessoas Sempre Querem Mais do que possam pagar.
    Questão 4. R= Rayanne

    ResponderExcluir
  2. 1basta uma casa para morar um trabalho onesto n precisa ter tudo dentro d casa basta mesmo e ter saude e ser muito felizes.
    2 antigamente eles tinho q lutar p sobreviver p comer n tinha nenhuma mordomia como a agete tem hoje

    ResponderExcluir
  3. 1comer se divertir

    2 eles so caçavao para so

    ResponderExcluir
  4. R= 1 (ROUPAS COMIDAS CASA PRA MORA E UM TRABALHO)
    R= 2

    ResponderExcluir
  5. 1-comer se diverti
    2-eles casavam para sua propria sobrevivencia

    ResponderExcluir
  6. Nosso tempo foi curto para concluir as atividades.Daremos sequência na próxima semana. Atentem-se aos erros ortográficos

    ResponderExcluir
  7. Questão 1: Boa casa, carro do ano, lazer sempre, e boa comida.
    Questão 2: A Caça, para fornecer o alimento pra familia.
    Questão 3: Conserteza o nosso consumo a maioria das vezes e sem necessidade;a propaganda nos estimula a consuma algo sempre novo no mercado e de modo continuo.
    Questão 4: Sim evitando o desperdício conseguimos melhor nossa qualidade de vida, e fazemos com que nossos filhos não sofra as conseqüência da escassez de recursos naturais, futura-mente.
    ALUNAS do 4º Raquel e Grenda.

    ResponderExcluir
  8. Questão 1. R= Uma Casa Melhor,Lazer,Carro etc.
    Questão 2. R= Lugar Adequado Para Morar,Roupas,Moveis, Tecnologia, etc.
    Questão 3. R= Sim.De um Modo que as Pessoas Sempre Querem Mais do que possam pagar.
    Questão 4. R= Sim Se Pudermos Evitar Disperdicio Poderemos Melhorar Nossa Qualidade de Vida.

    ResponderExcluir
  9. R=2 Lugar Adequado Para Morar,Roupas,Moveis,
    R=3 sim pro que nos temos mania de compra tudo que esta na midia
    R= 4 sim pro que eles vao ter que fazer o mesmo para o futuro dos filhos deles

    ResponderExcluir
  10. 1-basta uma casa para morar um trabalho onesto n precisa ter tudo dentro d casa basta mesmo e ter saude e ser muito felizes.
    2-A Caça, para fornecer o alimento pra familia
    3-Conserteza o nosso consumo a maioria das vezes e sem necessidade;a propaganda nos estimula a consuma algo sempre novo no mercado e de modo continuo
    4-sim evitando o desperdicio
    Lucas Braga e Idelma Lemes

    ResponderExcluir
  11. 1-Uma Casa Melhor,Lazer,Carro etc.
    2-Lugar Adequado Para Morar,Roupas,Moveis,
    3-Conserteza o nosso consumo a maioria das vezes e sem necessidade;a propaganda nos estimula a consuma algo sempre novo no mercado e de modo continuo
    4-sim por que eles vao ter que fazer o mesmo para o futuro dos filhos deles

    ResponderExcluir
  12. Juliane e Janiel
    R:1:Moradia,Alimentaçao,Higiene,Saude e Segurança.
    R:2:Um lugar adequado para morar roupas para cobrir apenas as partes intimas,a alimentaçao.
    R:3:Sim.A propaganda estimula o consumismo facilitando a compra em exceçao.
    R:4:Sim.Pq se evitarmos o desperdicio podemos ter otimas condiçoes de vida.

    ResponderExcluir